rpfheaderfixo
  • English

Desde o Ano de 2014, a Revista Portuguesa de Filosofia introduziu um sistema de Pré-avaliação para todos os artigos que são submetidos para publicação. Com o constante aumento do número de artigos submetidos à Revista (actualmente os 200-300 artigos por ano), a Direcção viu-se obrigada a introduzir uma primeira etapa de selecção. Durante a Pré-avaliação os artigos são seleccionados entre Aceites e Não-Aceites. Os Aceites seguem para a fase seguinte que será a avaliação por pares, enquanto os Não-aceites são imediatamente rejeitados e os autores informados (não havendo entrega de qualquer parecer formal). O autor cujo artigo tenha recebido a classificação de Aceite na pré-avaliação, não é informados do mesmo.

A Revista Portuguesa de Filosofia selecciona e avalia os originais recebidos (Aceites na Pré-avaliação) mediante revisão inter pares (peers review), segundo o sistema de avaliação anónima (double-blind).

Dois especialistas elaborarão um parecer indicando as razões para a aceitação (com ou sem revisão) ou recusa do texto. Ter-se-ão em particular consideração a originalidade, actualidade e pertinência científica do texto; adequação da metodologia utilizada; consistência da argumentação e da fundamentação teórica e empírica; clareza e correcção linguística.

Os autores serão notificados dos resultados da avaliação, mediante o envio dos pareceres e das recomendações específicas dos avaliadores. No caso de aceitação condicional do texto, os autores deverão proceder às revisões sugeridas dentro do prazo indicado.

Não há possibilidade de recorrer do resultado de avaliação.

Avaliação de Textos
 
logoaxioma160
Axioma - Publicações da Faculdade de Filosofia
Crossref Content Registration logo

Revista Portuguesa de Filosofia é membro da CrossRef

jstor logo

Revista Portuguesa de Filosofia é um parceiro da JSTOR

ebscorpf

Revista Portuguesa de Filosofia is a partner of Ebsco Host

sherparomeomodificadoflatten

Políticas de Copyright e de Auto-arquivo de Editores

   ucp ffcs fundo2 vertical

Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais

UCP-CORESUniversidade Católica Portuguesa

Copyright © Aletheia-Associação Científica e Cultural 2017
Copyright © Revista Portuguesa de Filosofia 2017